terça-feira, outubro 27, 2009

Lolita

Yooo, min-na-san!
Quem vos fala é a Empress, uma das pessoas que vai colaborar aqui para encher suas mentes com litros de cultura irrelevante! -q

Continuando a série de posts sobre moda e estilos japoneses que a Fran e a Nawo começaram, eu vou falar um pouco sobre o estilo Lolita, que tem se tornado cada vez mais comum aqui no Brasil.

É uma moda urbana comum entre adolescentes e jovens japoneses, visto especialmente no Paraíso sobre a Terra em Harajuku e o visual é baseado na cultura kawaii japonesa e em roupas do período vitoriano, freqüentemente tentando imitar o visual de bonecas de porcelana ou de princesas de tal época.

O estilo se ergueu mais ou menos na metade dos anos 90, e se tornou super-comum em boutiques e grandes lojas de departamento japonesas em 2001.

Foi uma reação ao estilo Kogal - conhecido por seus grandes saltos plataformas, saias curtíssimas, cabelos descoloridos, bronzeamento artificial e acessórios de designers famosos. Foi uma tentativa de retomar a essência da graciosidade e feminilidade de outros tempos - sejam tempos antigos, ou simplesmente infância. Há uma freqüente preocupação com parecer inocente, elegantes ou modesto, evitando vulgaridade e indiscrição.

Existem várias categorias de lolita:

Gothic Lolita [Gosurori]: É uma combinação da moda lolita – que envolve tentar parecer ‘fofa’ ou meiga a ponto de parecer infantil – e certas características da moda gótica.



Sweet Lolita [Amarori]: É um tipo de lolita com uma atmosfera doce e kawaii. O uso de cores pastéis especialmente rosa e azul bebê é comum neste estilo.



Classic Lolita [Kurashiku Rori]: É um estilo de lolita mais maduro. Geralmente é usado por pessoas mais velhas que acham que o Gothic e o Sweet lolita não são adequados para sua situação.



Punk Lolita [Pankurori]: Lolita com influências da moda punk. Usam correntes, corsets e cores mais fortes como preto e vermelho.



Hime Lolita [Himerori]: Parecido com Sweet Lolita. Nostalgia pelo visual das princesas, como o próprio nome faz referência {hime = princesa em japonês}.



Shirorori/Kurorori/Pinkurori/Mizuirorori [White, Black, Pink e Blue Lolita]: Características por usarem roupas monocromáticas, ou seja, de uma só cor.



Gurololi: Fusão dos estilos Lolita e Eroguro. Comum o uso de tapa-olhos e roupas manchadas de sangue falso.



Waloli: Misturam Lolita e roupas traadicionais e cerimoniais japonesas como Kimonos.



Outras categorias menores do Lolita:

Twin Lolita: Lolitas que andam juntas usando vestidos iguais ou muito similares da mesma marca.

Howsewife Lolita [Obarori]: Mãe e filha lolita, ou uma mulher que ainda usa lolita após ter se tornado uma dona-de-casa.

Painful Lolita [Itarori]: Uma pessoa que usa o estilo lolita mesmo quando isso não se encaixa de forma alguma com ela.

Erololi: Lolitas com roupa mais ousadas. Assim como o Punk, usam corsets e cores mais fortes.

Categorias de Lolita que apareceram desde 2004:

Shimotsmarori (Shimotsuma Monogatari Lolita): Lolitas que começaram a usar o estilo por causa do filme Shimotsuma Monogatari, mas que não "incorporam-no" por completo.

Gyaruloli: Fusão do estilo Gyaru e Lolita.


Muita coisa né? Eu poderia passar o dia inteiro falando das influências do Lolita na cultura japonesa, mas acho melhor encerrar o post aqui. Se não de repente eu empolgo e aí já viu... ^_^'



Kisu kisu!



Por: Empress.

3 comentários:

  1. Não sabia que tinha tantos tipos de Lolitas assim, e quando se fala em Lolita se pensa que só existe a Gothic. Eu mesma era assim D:
    Adorei o post :D~

    ResponderExcluir
  2. Eu naum sabia q tinham as Gyaruloli,Shimotsmarori,Painful Lolita, Howsewife Lolita nem as Twin Lolita.Amei a postagem.

    ResponderExcluir
  3. gostei da postagem ^^
    foi bem explicativa e instrutiva pois mostra e explica não só os tipos mais comuns de Lolita :3

    ResponderExcluir